SEGUIDORES

14 de outubro de 2010

Txitundo-Hulo


ciclo Iconografia Angolana

série Angola Rupestre
Acrílico s/ tela
40x50
ano de produção 2009


O Txitundo-Hulo é uma das mais importantes estações arqueológicas de Angola, situada na antiga província de Moçamedes na faixa semiárida que anuncia o Deserto do Namibe.
É um complexo constituído por um morro granítico, o Txitundo-Hulo Mulume – com pinturas e gravuras rupestres esculpidas nas rochas, bem assim como fundos de cabanas e onde foram encontrados artefactos líticos – e por três elevações menores: o Txitundo-Hulo Mucai (pinturas), a Pedra da Lagoa (gravuras) e a Pedra das Zebras (gravuras).

Na margem esquerda do quadro estão representados o Sol e uma lagarta de lepidóptero. 1

Na margem direita (de cima para baixo) uma representação de rosto antropomorfo, uma figura antropomorfa estilizada e um símbolo astral – talvez a Lua (contrariamente a uma primeira impressão que semelha um Sol) dividida em “quartos”, provavelmente representando épocas de sementeira e colheita. 1

As representações zoomorfas rupestres surgem apenas como traços do seu contorno. Terá sido sempre assim? Ou as gravuras terão perdido o enchimento colorido original? Daí a figura central, o Olongo (Tragelaphus strepsiceros), um dos mais portentosos antílopes da região.

Os motivos deste quadro são figuras efectivamente gravadas nas rochas, com excepção do Olongo que, na verdade, nunca surge representado na totalidade.

1. Interpretações minhas.

Sem comentários: