SEGUIDORES

17 de outubro de 2010

o Coreto


ciclo Iconografia Poveira
Acrílico e Grafite s/ tela
50x70
ano de produção 2010


“O primeiro esforço para construir um coreto no local [Praça do Almada] remonta a 1896, tratando-se, muito possivelmente, de uma estrutura efémera, como aconteceu um pouco por todo o país. Só em 1904 se procedeu à sua efectiva edificação, inaugurado no ano seguinte com a actuação da Banda Povoense.

Associado ao surgimento e florescimento das bandas filarmónicas, de que a Banda Povoense é um bom exemplo, este palco era simultaneamente um pólo dinamizador de reuniões, concertos e discussões.

De planta hexagonal (forma que se repete até à cobertura), o coreto segue uma tipologia comum, com as instalações sanitárias de apoio, em alvenaria, no registo térreo, e o espaço para actuação e convívio no registo seguinte. Este, é circunscrito por uma guarda de ferro fundido aberta na zona da escada de acesso, com guarda idêntica. Em cada um dos ângulos do hexágono, ergue-se uma das seis colunas que suportam a cobertura, rematada por lanternim, ambas com decorações de influência oriental.

É bem visível neste coreto a utilização da arquitectura do ferro, que recorre a uma inspiração oriental muito marcada, ainda que aplicada numa gramática geométrica e estilizada. De gosto romântico, esta estrutura destaca-se pela cobertura, em chapa metálica escura, com cercadura rendilhada de tons claros, que se articula com as colunas. Remata o conjunto um lanternim,
ambas com decorações de influência oriental.”  1
 Foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal pelo Decreto n.º 67/97, DR n.º 301, de 31-12-1997.
Em Portugal é muito habitual abandonar os velhos, pessoas ou monumentos.
É bom que se faça alguma coisa pelo Coreto, para que o velhote se sinta útil, que ainda é.

1. CARVALHO, Rosário. Coreto da Praça do Almada, IGESPAR-Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico online, [url] http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/, ac. 4.10.2010

Sem comentários: