SEGUIDORES

17 de outubro de 2010

Lancha Poveira do Alto



ciclo  do Mar
série  o Mar da Póvoa do Mar
Acrílico e Grafite s/ tela
70x50
ano de produção  2010



Nem só a Fauna e a Flora correm riscos de extinção causados pelo desleixo e ganância do Homem. O mesmo acontece com as embarcações tradicionais . A diferença é que não há organizações que pugnem pela conservação e protecção das espécies de barcos.

Da Lancha Poveira do Alto existe apenas um espécime, fruto da persistência de Manuel Lopes1 e mandado construir pela edilidade para que não se perca a sua memória.

Era um barco de duas proas, com um mastro e verga para sustentação de uma grande vela latina, destinada à faina da pescada ao largo. Media 10-13m de comprimento, 2,5-4m de boca e cerca de 1,5m de pontal com uma capacidade máxima de 35t. Armava 12 remos e era tripulada por 10-12 homens.




1. Manuel José Ferreira Lopes (1943-2006), poveiro, foi o responsável pela reestruturação da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e do Museu Municipal de Etnografia e História. Dos inúmeros trabalhos a que se dedicou destaca-se a exposição “Siglas Poveiras”, galardoada com o “European Museum Of The Year Award” (1980) para a melhor exposição especial. Foi galardoado com a Medalha de Prata de Reconhecimento Poveiro (1994).

Sem comentários: