SEGUIDORES

14 de outubro de 2010

Raízes



título Raízes ou Ilunga e a Mulemba-Xangola
ciclo  Iconografia Angolana
série Deuses & Heróis
Acrílico s/ tela
aplicações  botão sintético e folhas secas de mulemba
80X60
ano de produção 2009/2010


Há duas classes de heróis, na tradição angolana: os Heróis Deificados – que foram divinizados pela grandeza dos seus actos – e os Heróis Fundadores – cuja história explica a origem dos vários reinos e povos.

Diz a tradição que o príncipe baluba Txibinda Ilunga e Lweji, sua esposa, fundaram o Império Lunda.

É tal a sua importância cultural que os Quiocos, povo formado entre os séculos XVI e XVII, ainda hoje o representam na estatuária, não se sabendo por que motivo este povo dedica culto a uma personalidade Lunda, rei da nação de onde eles se fraccionaram descontentes com a opressão.

A cultura popular aglutinou os conceitos e tornou Ilunga Herói Fundador Deificado – por isso não tem sexo: os Deuses prescindem desse órgão humano por não terem necessidades fisiológicas nem reprodutoras, logo sexuais.

A Mulemba ou Mulembeira, Ficus thonningii, também conhecida por figueira-africana, é uma árvore sarmentosa de seiva leitosa, porte elevado e copa volumosa sendo bastante apreciada pela sombra que produz.

É uma árvore com barbas, as raízes aéreas representadas à esquerda de Ilunga, a árvore real angolana já que à sua sombra se reuniam os reis e potentados, motivo pelo qual se lhe dá a designação de Mulemba-Xietu (a mulemba da nossa terra) e Mulemba-Xangola (a mulemba da terra angolana).

Sem comentários: